O estudante hoje tem diversas facilidades para adquirir conhecimento se comparado a antigamente.
Agora o estudante possui na internet fonte de informacao. Nao sendo mais necessario por exemplo ir a uma biblioteca para obter ajuda em livros, uma vez que muitos desses estao disponiveis na internet.
Grandes autores produzem artigos que também podem ser usados para construção do conhecimento e disponibilizam os mesmos de forma gratuita na rede. Basta algumas palavras chaves em um buscador, e em alguns instantes teremos milhares de resultados do que procuramos, cabe ao estudante analisa-los e produzir o seu proprio conhecimento.
Isso tornou a forma de aprender mais dinâmica, uma vez que, se um professor dedicar-se a aprender a lidar com essa tecnologia, ele deixará de ser lecionador e passará a ser, uma ponte para a construção do conhecimento próprio, afinal, não há mais verdade absoluta, tudo e uma questão de interpretação.
Na televisão temos outra fonte importante de informação. Antigamente para se ler noticias era necessário a compra de jornais, atualmente, basta assistirmos televisão e teremos uma fonte de informações bem mais rentável e direta, além de ser menos cansativa, ainda que existam aqueles que optem por usar o velho e bom jornal.
Óbvio que tudo tem o lado bom e ruim, é uma questão de uso, existem aqueles que sabem usar melhor, ou não.
O fato é que, a invenção da internet principalmente significou um grande avanço para o mundo em termos de conhecimento, uma vez que, com um simples clique, temos informações que publicadas aqui no Brasil, em milésimos de segundos poderão ser vistas no Japão. Construiu-se assim a cibercultura (me aprofundarei sobre este assunto em outro post), que e mais ou menos, o mesmo que o processo da globalização econômica. O conhecimento deixou de ser localizado, para ser universal.
Outro avanço foi a invenção dos cursos EAD (faculdades a distancia), que possibilitaram o ensino a aqueles que estão mais distantes dos centros urbanos, e não possuem tempo para se locomover, ou precisam de uma formação com diploma igual ao do ensino presencial, mas em um tempo muito menor e com gastos menores.
Seguem links com artigos e mais informações:
http://www.inpeau.ufsc.br/wp/wp-content/BD_documentos/coloquio9/IX-1070.pdf
http://www.senac.br/BTS/363/artigo4.pdf
http://www.nead.feituverava.com.br/index.php/faq/27-quais-as-vantagens-da-educacao-a-distancia
Silas,
ResponderExcluirSua postagem é bem interessante, aborda questões atuais da contemporaneidade tais como a EAD, a liberação dos pólos de emissão, a difusão intensa do conhecimento. Contudo, temos que pensar que ainda existe uma grande parcela da população que esta à margem desse contexto e isso constitui-se em uma negação do direito do acesso ao conhecimento, a ciência e a outras culturas.
Exato, gi...por exemplo, Sergio Amadeu, já denunciou como as redes de comunicação estão sob o domínio exclusivo das empresas privadas, fato que restringe a expansão e democratização do acesso da população a esses bens e serviços, pois os interesses econômicos se sobrepõem aos dos cidadãos.
ResponderExcluirQuando falamos de acesso a internet hj, falamos de banda larga, portanto, estamos falando de cidades em especial áreas do centro econômico, não falamos de suburbio e favela. }
Na holanda é de 91% da população tem acesso, no Brasil só em 2014 que atingimos o indice de 51%.
Dai quando falamos, sempre temos um lugar de fala, e no teu caso é de quem acessa. Sem problemas, todos temos que acessar, mas não da para generalizar, entende?
A desconexão/conexão tem muito pano para manga...